terça-feira, 9 de agosto de 2011

Parece clichê mas me indaga: Porque guerra?

As pessoas que viviam nas terras (hoje chamadas de países) antes das colonizações eram de certa forma mais civilizadas que as pessoas de hoje. Viviam através da agricultura alimentar de subsistência, não se preocupavam em obter lucro e sim apenas na boa qualidade de vida que, na época, era ter terra própria com solo bom pra agricultura.
A chegada dos colonizadores trouxe modernidade e de quebra uma vida mais conturbada. Terras que até então era usadas na agricultura para a sobrevivência, e só sobrevivência, foram destruidas. No lugar dos alimentos que eram cultivados, foram plantados outros produtos que trariam mais lucros à colônia. Aí começou. O capitalismo se impregnou na estrutura mundial.
O desejo obsessivo de ter lucro em tudo anda ofuscando a luta pela qualidade da vida humana. Em pleno século XXI, as noticias de guerras civis e armadas pelo mundo inteiro por dinheiro, bens naturais ou religião ainda são constantes. Não consigo entender.
Talvez se os governos se mobilizassem a promover a paz mundial organizando um programa de ajuda mútua entre os países em aspecto político e econômico, o lucro seria ainda maior. Se os governos se preocupassem em abastecer a sociedade com tudo que lhes é necessário e de direito, não haveriam manifestos contra governantes como o da Líbia por exemplo, e evitariam uma mobilização mundial à guerra. Não entendo.
E religião? Porque essa idéia de que todos tem de ter a mesma ideologia? Todos são diferentes, tem vontades e idéias diferentes. Imagine você um mundo cheio de pessoas iguais, de vontades e idéias iguais?! Seria muito monótono e entediante. O fanatismo religioso é uma droga. Nenhuma civilização vai ser induzida a uma mudança de fé por meio de violência. Sei que é clichê mas é fato: a guerra não leva a nada. E quando leva deixa pelo caminho mortes e destruição.
Governantes preocupados numa política de integração, respeito e ajuda mútua: civilização utópica. Talvez um dia o tal mundo idealizado por todos seja alcançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário