quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A questão da moradia no Brasil


Dentre vários problemas como a violência e a corrupção na política, o Brasil enfrenta um problema grave que estende há anos, mas que tem sido esquecido: o número de indivíduos sem moradia digna. A cada censo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vem apontando o crescimento da população favelada e de moradores de rua. É irônico saber que neste mesmo país onde o número de indivíduos favelados cresce a cada ano, há uma constituição que apresenta como direito uma moradia digna a cada cidadão.
Moradia é questão prioritária de qualidade de vida. Do que adianta investimentos em saúde e educação se não há moradia digna aos cidadãos? A moradia é a base familiar. Para suprir este setor, os governos tem se mostrado ineficazes e excludentes. É comum pelo brasil bairros luxuosos que são separados de favelas apenas por uma rua. O brasil vem crescendo e novos bairros estão sendo construídos. O mais curioso é que todos os novos bairros são de luxo. Já há algum tempo o governo não prioriza abastecer a polução com tudo o que lhes é de direito, principalmente a camada mais baixa da sociedade. Talvez essa ineficácia do governo em relação a falta de moradia se esbarre com interesses que não são coletivos, e sim favoráveis a camada alta da população.
Além da falta de dignidade da pessoa humana, o aumento de moradores de rua e favelados interfere em outros aspectos no país. Sem moradia e sem oportunidade de empregos, por instinto de sobrevivência tais pessoas começam a roubar, fato que aumenta a violência. Pessoas que vivem nas ruas estão mais propensas a adquirir doenças, caso que aumenta a necessidade de investimento em saúde pública. Um país bem visto em aspectos turísticos pelo mundo e futura sede da copa e das olimpíadas, não pode se omitir em problemas como estes. Moradia digna a todos os cidadãos traria benefícios a toda sociedade. O objetivo de todo povo brasileiro é esse: maior qualidade de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário